Passagem comprada, hotel escolhido, roteiro em mãos e ensaio marcado! Agora vem o mais fácil, fazer a mala. Ops, eu disse mais fácil? Pode até ser que seja mesmo para algumas pessoas (eu sei que tem gente que joga tudo dentro da mala faltando um dia antes), mas especialmente para quem vem pela primeira vez e ainda agendou um ensaio fotográfico, selecionar as roupas não é tarefa das mais fáceis. Sempre surgem dúvidas assim:
O que posso usar? Vai estar frio? Essa roupa combina com o local que eu escolhi? Qual cor fica melhor?
Calma! Estou aqui para te ajudar! Primeira coisa de todas: Pesquisar o mês da sua viagem no Google [clima + buenos aires + mês que você chega], assim você vai ter uma ideia das temperaturas médias (Se você já é cliente, tem um tópico no Guia do Ensaio que fala sobre isso). Só que não dá para se basear apenas nessa primeira pesquisa. O clima é incerto, pode vir uma onda de calor, uma frente fria e mudar tudo. Por isso, é importante você olhar a previsão do tempo quando estiver pertinho da viagem, as temperaturas indicadas vão ser muito mais precisas e aí sim você vai ter mais segurança para escolher os looks de acordo com o calor ou frio que vai enfrentar.
Falando agora sobre estilo, cada pessoa tem o seu. É a mais pura verdade! Do que adianta eu vir aqui e te dizer para usar tons neutros ou usar uma determinada cor para se destacar no cenário se nada disso faz parte de você? O ensaio, acima de tudo, faz parte da SUA história e é parte da SUA lembrança! Logo, o mais recomendado então é se vestir como você mesmo (isso se você não quiser inventar um personagem ou se as fotos forem parte de um ensaio de moda).
Parece que eu não ajudei em nada, né?! Então vou dar algumas sugestões de acordo com as teorias de cor e com o que é mais adequado para que o resultado seja atemporal:
- O clássico sempre funciona! Apostar em tons neutros (preto, branco, cinza, terrosos) simplifica a composição e funciona bem nas fotos.
- Pense em uma peça com movimento! Geralmente são as peças menos coladas ao corpo. Elas ajudam a trazer leveza e ajudam bastante na mobilidade e liberdade na hora das fotos, dá até para brincar com elas!
- Fuja de estampas (sempre lembrando o que eu disse acima, se você ama estampas, use!), como elas são sazonais pode ser que daqui algum tempo você olhe as fotos e pense "minha nossa, que roupa é essa?", já que a estampa pode não estar mais em alta, além disso elas podem trazer muita informação para a foto e ser o destaque ao invés de você. [Aqui também vale ressaltar que camisetas de times e logos de marcas também trazem esse mesmo efeito e devem ser evitadas]
- Conforto é importante, vista a roupa que você escolheu e faça alguns movimentos em frente o espelho para ver se você se sente confortável com ela, se ela valoriza partes que você gosta ou não. É legal testar antes!
- Atenção para o calçado! Caso tenha escolhido um local para ensaio com grama (como a Floralis) o salto fino pode não ser uma boa opção. Leve em consideração também que estaremos caminhando durante as fotos e usar um calçado apertado ou muito alto pode ser um incômodo.
- Ensaio em casal ou família? É super importante estar em harmonia com quem vai estar no ensaio junto com você! O primeiro ponto de atenção é estar com uma cartela de cores harmônica, depois também é necessário ter atenção ao estilo. Por exemplo, se a escolha for um look social, seu parceiro deve acompanhar a mesma linha, para que haja essa conexão entre as propostas, o mesmo vale para um ensaio em família.
Estaremos em pontos turísticos, andando pelas ruas e fazer trocas de roupas pode ser difícil, além de diminuir o aproveitamento do tempo de ensaio. Um jeito de variar é apostar em óculos de sol, cachecol, bijuterias, chapéus, etc. para brincar com as possibilidades, acessórios mudam o look e além disso eles não pesam na mala. Funciona também, mudar apenas uma peça (um casaco, por exemplo), olha só:
Viu como faz a diferença? Coisas simples e fáceis de fazer. Apenas lembre de trazer somente o necessário, quanto menos coisas para carregar, mais livre você estará durante o ensaio.
Espero ter descomplicado um pouquinho a sua seleção. Você pode me mandar fotos do que está pensando em usar e vou te orientando. Pode contar comigo!